Skip to content ↓

Modelo Educacional e Princípios UWC 

 

“Somos melhores do que pensamos, quando descobrimos isso, não nos contentamos com menos.”

Kurt Hahn, Fundador dos UWC

No âmago do modelo distintivo de educação dos United World Colleges está a diversidade deliberada. Extensiva a toda a comunidade UWC, esta é uma componente vital em todos os colégios e escolas UWC. Todos os alunos beneficiam da aprendizagem num ambiente diversificado que os ajuda a alargar a sua visão do mundo e a noção de si próprios – adquirindo em simultâneo uma qualificação reconhecida a nível internacional.

Ajudamos os alunos a descobrir as possibilidades de mudança. Os alunos aprendem que podem contribuir para mudar o mundo através das suas ações arrojadas, do exemplo pessoal e da liderança altruísta. Ajudamos os jovens a alcançar o seu potencial intelectual, moral, estético, emocional, social, espiritual e físico.

O aprendizado dos estudantes nos colégios UWC é baseado em sete princípios, que representam o nosso compromisso de educar a pessoa como um todo. A alicerçar estes princípios está a busca da paz, da sustentabilidade e da justiça social, objetivo que presidiu à criação dos UWC. 

  1. A educação deve ter lugar numa comunidade escolar diversificada. Os alunos devem ser selecionados entre regiões e grupos sociais que reflitam a vasta gama de tensões existentes no seio das populações e entre populações.
  2. A educação exige a promoção ativa da compreensão intercultural e o desenvolvimento de uma verdadeira preocupação pelos outros, baseada em experiências de vida partilhadas e numa vivência de cooperação e colaboração. Isto implica que o aluno se envolva em conversas e debates sobre as questões globais e se comprometa com a resolução das mesmas, na busca da paz.
  3. A aptidão física e um estilo de vida saudável são essenciais ao desenvolvimento de uma pessoa equilibrada. Estilos de vida pouco saudáveis limitam as potencialidades do ser humano.
  4. A interação com a comunidade local está no cerne da vida escolar e exige a participação plena e ativa de todos os membros da escola ou colégio.
  5. Os alunos devem ser capazes de tomar medidas construtivas em torno de questões de sustentabilidade, tanto a nível institucional como a nível individual.
  6. Os alunos devem ter a oportunidade de pôr em prática a iniciativa pessoal, a autodisciplina e a responsabilidade, bem como de gerir o risco e aceitar desafios. Sempre que necessário, tais oportunidades devem ser apoiadas pela presença reconfortante de um adulto.
  7. É reconhecido que cada indivíduo possui talentos e capacidades únicos. Em cada colégio/escola devem existir programas que ajudem os alunos a tirar partido do seu potencial.

Todos os nossos colégios e escolas partilham a missão e os valores UWC, mas cada um funciona de forma diferente e possui uma identidade local e regional distinta. O modelo educacional UWC fornece um quadro comum no âmbito do qual todos os nossos colégios e escolas desenvolvem a sua atividade. Não estabelece um currículo, mas centra-se no que é único na abordagem dos UWC à educação.