Skip to content ↓

O que são os UWC?

Os UWC (United World Colleges), ou em Português “Colégios do Mundo Unido”, constituem um movimento global que faz da educação uma força para unir pessoas, nações e culturas, em prol da paz e de um futuro sustentável. 

You have not allowed cookies and this content may contain cookies.

If you would like to view this content please

Na base do espírito UWC está a convicção de que a educação pode reunir jovens de todas as origens com base na humanidade compartilhada, para interagirem com vista a uma possível mudança social através de ação corajosa, exemplo pessoal e uma liderança altruísta. Para conseguir isso, as escolas do movimento UWC, em todo o mundo, proporcionam uma experiência educacional desafiadora e transformadora a um grupo deliberadamente diversificado de jovens, inspirando-os a tornarem-se em agentes de mudanças positivas de acordo com os valores centrais do UWC:

  • Compreensão internacional e intercultural
  • Celebração da diferença
  • Responsabilidade pessoal e integridade
  • Responsabilidade e respeito mútuo
  • Compaixão e serviço
  • Respeito pelo meio ambiente
  • Sentido de idealismo
  • Desafio pessoal
  • Ação e exemplo pessoal

Atualmente, os UWC têm 18 colégios e escolas em 4 continentes, a maioria dos quais centrados exclusivamente na faixa etária dos 16 aos 19 anos: uma altura em que a energia e o idealismo dos jovens podem ser orientados para a empatia, a responsabilidade e a ação ao longo da vida. Como currículo formal, nestes colégios ensina-se e obtém-se o Diploma do International Baccalaureate (IB), ou Bacharelato Internacional, qualificação em cujo desenvolvimento os UWC desempenharam um papel fundamental e que privilegia a importância da aprendizagem através da experiência, do serviço comunitário e das atividades ao ar livre.

Os estudantes do UWC são selecionados domesticamente nos seus países de nacionalidade ou de residência através do sistema de comités nacionais exclusivos da UWC. Mais de 155 países enviam estudantes para o UWC. A seleção de estudantes para uma escola do movimento UWC é baseada no potencial e capacidade de evolução demonstrado pelos candidatos durante o processo de seleção. De acordo com o ethos do UWC, de que a educação deve ser independente dos meios socioeconómicos do aluno, 70% dos estudantes frequentando o Diploma do IB recebe assistência financeira total ou parcial, com base em suas necessidades.

Os UWC também organizam programas educacionais de menor duração - realizados nos edifícios de suas 18 escolas e não só - aumentando o número de pessoas que podem ter acesso a uma experiência educacional do UWC.

Os UWC promove um compromisso duradouro com a responsabilidade social e, até o momento, inspirou uma rede mundial de mais de 60.000 ex-alunos, que acreditam que é possível agir e fazer a diferença local, nacional e internacionalmente.